segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Poder Liberta ou Escraviza?


Ester 9.29 - 10.3

Como você reage diante das autoridades estabelecidas? Diante do governo federal, estadual e municipal constituído? Diante das autoridades eleitas na sua comunidade de fé? Diante das autoridades que exercem cargos nas áreas da saúde, da educação, da segurança? De outro lado, também precisamos perguntar como nossos governantes e autoridades se relacionam com seus governados?
O livro de Ester retrata muito bem as implicações do poder. Ele tem dois endereços: um destinado à pessoa que o exerce e o outro, ao público que está sob a sua força. Não raro, encontramos pessoas que tiveram atitudes de cooperação, enquanto eram simples integrantes de uma comunidade, mas que passaram a agir autoritariamente depois de serem eleitas para o exercício de um cargo público. Muitas vezes, elas perdem a sensibilidade para com a comunidade e investem muita energia para demonstrar seu poder como forma de afirmação diante dos outros. Evidente que o poder de liderança não depende única e exclusivamente de quem o exerce. A capacidade de governar um povo ou uma comunidade também é balizada por forças que concorrem com o governante ou se posicionam contra ele na estrutura do poder. Mas a liderança depende basicamente da motivação que o líder tem em relação ao povo ou à comunidade que governa.
Escolher lideres justos que têm interesse na prosperidade e bem-estar de todos é tão difícil quanto ter que exercer o poder de liderança de uma comunidade, trabalhando em favor de sua prosperidade e bem-estar.

Senhor livra-nos de líderes opressores, insensíveis e centralizadores. Dá-nos corações sensíveis para escolhermos pessoas voltadas para o bem-estar de todos. E, quando formos chamados a exercer qualquer cargo de liderança, dá-nos humildade e sabedoria para fazê-lo com justiça e amor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário