segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Canção do Cordeiro


Apocalipse 15.1-4

Grandes momentos sempre motivam as pessoas a cantar. Lembro-me das vezes que o Brasil ganhou a Copa do Mundo. O povo saia às ruas, soltando foguetes, e as emissoras de rádio tocavam o “Pra frente, Brasil, salve a seleção”. No entanto, para chegar ao titulo, os obstáculos tinham que ser vencidos; os adversários tinham que ser superados em campo.
Entoar cânticos também é uma característica do povo de Deus. O Antigo Testamento está repleto de canções entoadas em ocasiões especiais. Os cento e cinqüenta Salmos são um testemunho inquestionável disso. Muitos hinos são de lamentações, entoados em momentos de tristeza e de dor. Mas, o que predomina são cânticos de louvor. Um dos primeiros e mais conhecidos é o Cântico de Moisés. Quando Israel conquistou a sua primeira vitória ao atravessar o mar Vermelho, o povo exultou de alegria (êxodo 15.1-18).
Apocalipse 15.1-4 também contém um hino de louvor. Depois do julgamento sangrento, narrado no texto bíblico que antecede ao de hoje, segue a apoteose, a canção de vitória. Aos cristãos perseguidos na época do Apocalipse é proclamado o consolo da vitória final. O povo vitorioso é conclamado a entoar um cântico de louvor pela conquista alcançada pelo Cordeiro de Deus.
A mensagem é atual. A vitória de Jesus Cristo sobre os poderes destruidores do mundo, com a sua morte e ressurreição, convida-nos a cantar, não apenas depois, no céu, mas já agora, pois a vitoria já foi alcançada e já é uma realidade. Por isso, podemos cantar a canção do Cordeiro.

Obrigado, Senhor, pela vitoria que conquistaste na cruz do Gólgota. Sabemos que nada pode destruir-nos, pois somos teus e estamos em tuas mãos. Faze de nós cristãos que contagiam o mundo com alegria da certeza de um novo céu e uma nova terra. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário