quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lembrar o Passado para Alegrar-se no Presente


Ester 9.20-28

Você já pensou nas razões para comemorar o seu aniversário? Quais são as razões que temos para comemorar outras datas festivas familiares ou populares? Nem sempre conhecemos a origem de nossas datas comemorativas, mesmo que as celebremos com alegria.
Uma das datas importantes do calendário hebraico nasceu durante o reinado de Xerxes, rei da Pérsia. Por influência da rainha Ester e com a autoridade de seu primo Mordecai, nomeado primeiro ministro de Xerxes. Todo o povo judeu que habitava as províncias da Pércia desde o exílio babilônico foi salvo de uma tragédia fatal. O ministro do rei, antecessor de Mordecai, havia decretado a morte de todos os judeus que viviam espalhados nas diversas províncias persas. Mas, Mordecai, que era um judeu, assim como a rainha Ester, decretou uma nova ordem, permitindo que o seu povo se defendesse no dia previsto para o seu extermínio. Os judeus, então, organizaram-se e se defenderam contra todos os que intentaram matá-los. Essa data passou a ser comemorada por eles com grande festa de ações de graças porque, neste dia, Deus livrou-os das mãos dos inimigos, salvando-os da morte.
Da mesma forma, Deus fez maravilhas conosco. Convém que celebremos seus feitos em nossa vida pessoal, familiar e comunitária. O texto bíblico nos remete à memória de nossas datas comemorativas para que não celebremos simplesmente porque é tradição. Nossa alegria será maior se as lembrarmos com espírito de gratidão e ressaltarmos as razões que lhes deram origem.

Senhor, permite que não nos esqueçamos das razões pelas quais celebramos as nossas datas festivas pessoais e comunitárias. Abre os nossos olhos para que enxerguemos nelas a tua poderosa e bondosa mão, e respondamos com palavras e ações de gratidão e alegria. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário