sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Simpatia e Admiração

Ester 2.1-18

Ester, a mulher da qual fala esta história bíblica, ainda era uma menina quando perdeu os pais. Acabou sendo criada por um primo chamado Mordecai. Não fosse ele, que cuidou da prima como se fosse sua filha, ela teria vivido uma vida miserável. Além do amparo do parente, Deus fez que ela se tornasse esposa de Assuero, rei da Pérsia.
Por onde Ester passava, deixava marcas de simpatia e bondade. Por isso e, também, graças à sua modéstia e sabedoria, conquistou a admiração de muitos. Esta mulher constitui-se, assim, numa figura exemplar para todos nós até os dias de hoje.
Simpatia e bondade, dizem alguns, são qualidades que vêm de berço. Para outros, ser filho de Deus, como foi Ester, obriga a ocupar posições que, muitas vezes, podem gerar antipatia. Mesmo que essas qualidades sejam inatas em alguns e em outros não, os cristãos têm consciência de que o amor de Deus em Cristo deve transparecer em toda a sua vida. Se alguém tem um jeito carrancudo ou mal-humorado por natureza, que tal abrir o coração à ação do Espírito Santo, para que sua presença o torne mais simpático, alegre e bondoso?
É claro que o cristão sempre deve ser contra uma série de coisas que acontecem, mas isso não significa ser arrogante, ter ar de superioridade, de censura ou mania de estraga-prazeres. Existem maneiras mais suaves e eficazes de manifestar inconformismo com tanta coisa que acontece por aí.
Ester, com sua humildade, simpatia e atenção a todos, pode servir de exemplo e estimulo na nossa maneira de ser e agir.


Senhor Deus, amado Pai, precisamos de tua ajuda para que o teu amor por nós e pelos outros sempre transpareça através da nossa vida. Ajuda-nos a sermos amáveis e amorosos para com todos. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário