quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Para Pôr a Vida em Ordem


II Crônicas 34.8-21

De tempos em tempos, somos defrontados com a necessidade de pôr nossa vida em ordem. Isso ajuda-nos a redescobrir novos tesouros e valores, a fazer correções de percurso e a recobrar nosso eixo central como pessoas, como família e como comunidade.
O governo do rei Josias tem como marca a luta contra a idolatria em Judá e Israel. A chamada “reforma do Templo” era um movimento de redescoberta da fé em Deus, o grande eixo em torno do qual girava a vida, especialmente religiosa e política.
O culto a Deus estava tão escondido, que a camada de poeira dos porões, a desmemoria da vida comunitária e a falta de compromisso e constância tornaram-no quase irreconhecível. Para resgatá-lo, foi preciso lutar contra os cultos estrangeiros, especialmente aqueles voltados a Baal, o deus que revelava sua força nas relações de poder.
No esforço de pôr a vida do povo em ordem, Josias chegou aos recursos financeiros escondidos e às palavras que normatizavam a caminhada de seu povo. O dinheiro encontrado foi encaminhado aos administradores da obra. Quando comparou o que dizia o Livro da Lei com a prática, o rei ficou perplexo com a idolatria e mandou consultar a Deus, para saber o que deveria fazer.
A idolatria sempre nos faz pensar em imagens esculpidas ou pintadas. Mas os piores ídolos não são os “metais”. Estes escondem nossos interesses, mascaram nossas intenções e comandam nossa vontade. Façamos como Josias: peçamos a Deus coragem para deixar o desvio e voltar aos seus propósitos.

Senhor, queremos pôr nossa vida em ordem. Dá-nos disposição e coragem. Ajuda-nos nessa tarefa necessária para que, ao redescobrir tesouros perdidos, consertemos nosso rumo na busca do teu querer e reencontremos nossos propósitos de vida nos teus propósitos. AMÉM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário