quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidado com o Orgulho


Ester 5.1-14

Há pessoas que se consideram melhores que as outras. Hamã era assim. Ele havia sido nomeado primeiro ministro pelo rei da Pérsia e ficou muito zangado com um judeu chamado Mordecai, porque este não se curvava diante dele em sinal de respeito pelo cargo que ocupava. Orgulhava-se, também, das suas riquezas e das honras que recebia como Primeiro Ministro.
O orgulho fez dele uma pessoa intolerante e vingativa. Ele convenceu o rei de que os judeus eram uma ameaça para o reino e conseguiu uma ordem para que todos eles fossem mortos em um só dia. No entanto, a vontade de Deus não era essa. Por isso, quem acabou sendo morto foi o próprio Hamã, e aos judeus foi concedido o direito de se defenderem.
Precisamos fugir do orgulho e reconhecer que tudo o que somos e temos são dádivas concedidas por Deus. Se conseguimos estudar mais do que outros ou, se possuímos um emprego melhor ou mais bens materiais do que outros, não deveríamos achar que isso é mérito nosso, mas reconhecer que, atrás de tudo, está a mão poderosa e graciosa de Deus. Por outro lado, se sentimos que não somos tão privilegiados como os outros em termos de trabalho, estudo ou bens materiais, devemos lembrar-nos do bem maior que existe, a salvação pela fé em Jesus, que é concedida de forma igual a todos os cristãos.
Que o Senhor nos ajude a ser humildes e a reconhecer que tudo o que somos e temos é bênção de Deus, e que Ele nos oferece graciosamente o perdão dos pecados e a salvação eterna através de Cristo, sem nenhum mérito ou dignidade de nossa parte.

Senhor, perdoa-me se muitas vezes me torno orgulhoso, deixando de reconhecer que tudo o que sou e tenho é bênção que vem das tuas mãos. Ajuda-me a ser humilde e a reconhecer que tudo o que me concedes é fruto do teu amor por mim, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário