sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Capacidade para Falar e Ouvir


Isaías 50.4-10

Temos dificuldade de comunicação e de diálogo, mesmo que não nos faltem as condições físicas, o instrumental da língua, o ímpeto de defender nossas posições e a disposição de lutar com todas as forças por aquilo que acreditamos.
O texto bíblico mostra, no exemplo do servo de Deus, o dialogo possível e a comunicação necessária, ao nos ensinar a fidelidade ao Senhor e a seus propósitos. Só o Pai nos capacita a usar palavras que confortam o cansado. O dialogo começa com palavras benditas e bem pronunciadas; são cheias de bondade e ditas no momento e da forma certos.
Ser despertado pelas palavras do Senhor, abre-nos os ouvidos para as outras palavras, especialmente as dos pequeninos, dos fracos e dos pobres. Essa disposição ajuda-nos a entender até as palavras que nem foram balbuciadas e nos leva ao encontro de desejos que ainda não se transformaram em oração.
Nos nossos conflitos cotidianos, que resultam do choque entre a nossa vontade e as intenções do Senhor, quais servos fiéis, somos capacitados pelo Senhor a ouvir a sua Palavra e a divulgá-la. É da Palavra que vêm a força e a capacidade para falar e animar os que estão cansados e desanimados.
Só na comunhão com o Pai, bebemos da fonte onde brota verdadeira capacidade de ouvir e falar. Ao voltar os olhos para o Deus absoluto, descobrimos que o absoluto dele é o ser humano, e aprendemos a tomar parte no diálogo profundo, nos gestos, nas palavras e no silêncio nos quais habita a sua Palavra.

Senhor, nossa dificuldade de falar e ouvir nascem da incapacidade de amar e de envolver-nos com o sofrimento das pessoas nesse mundo. Anima-nos a ouvir as dores e a levar o teu consolo, buscando essa capacidade nos rostos e nas falas, especialmente nos da gente mais sofrida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário