sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Para Servir é Necessário Despir-se


Josué 24.16-28

O propósito de Josué em servir a Deus tornou-se altamente motivador para o povo de Israel. Depois do discurso de despedida do líder, o povo reagiu com uma confissão de fé: “também nós serviremos ao SENHOR, porquanto é nosso Deus”
(v.18). Com isso, reconheceram Deus como aquele que fez maravilhas, libertando-os da escravidão, guardando-os pelo caminho do deserto e entregando os outros povos em suas mãos(vv. 17,18a).
Mas só esta determinação não basta. Josué aponta, ainda, para imoralidade da idolatria (v. 19). Ela afasta de Deus, por isso é pecado. É, pois, urgente despir-se deste mal, tira-lo para fora, mudar de atitude e de disposição. “Joguem fora” (v. 23), desafiou Josué, isto é, libertem-se daquilo que produz dependência doentia, dispam-se da escravidão sem sentido. Pois quem quer servir a Deus, que age na história e está presente na vida do seu povo, não necessita de falsos deuses para alimentá-lo.
Posso, até, pensar isso não é comigo, que não sou desse tipo de pessoa. Não nos iludamos! Também nós temos os nossos ídolos, muitas vezes camuflados a ponto de não os percebermos. Pessoas que têm dificuldades de aceitar mudanças no modo de celebrar a fé, por exemplo, podem estar adorando um ídolo. Muitas vezes, fazem do seu modo de celebração a única forma certa de viver a fé e um motivo de disputa e lutas intermináveis. Tornam-se insensíveis ao agir de Deus, não reconhecendo que servir ao Senhor é, também, despir-se de “vestimentas” que nós mesmos colocamos e que impedem uma renovação na vida de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário