quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fiéis ao Deus Eterno


Josué 23.1-16

O texto bíblico em destaque relata o último discurso de Josué. Depois de orientar o povo por muito tempo, agora, em suas ultimas palavras, ele destaca a importância da fidelidade ao Deus Eterno. A importância da fidelidade – estas são as ultimas palavras do grande líder de Israel, que ecoam até nós, no século XXI.
Muitas vezes, suspiramos e ficamos indignados com o que acontece nos quatro cantos do mundo. Vivemos num tempo de muita violência e corrupção. Sentimos na pele as conseqüências de um viver distante dos mandamentos de Deus. O próprio Senhor já alertava no tempo do Antigo Testamento o que significava estar distante dele e adorar outros deuses. Em diversos momentos, o Deus Eterno demonstrou a sua tristeza e decepção pela desobediência do seu povo.
Não é raro que pessoas culpem a Deus pelas calamidades que nos cercam e nos causam tanta insegurança e aflição. Levianamente, apelamos para o chavão de que tudo é “vontade de Deus”. Mas isso não é verdade. Se fosse tão simples, como explicar a constante luta de Deus em favor do seu povo? Ele sempre foi fiel, e isso já é conhecido no Antigo Testamento. O Novo Testamento testemunha que Ele chegou a ponto de sacrificar seu próprio Filho por amor à humanidade. Para quê? Para que as pessoas se odiassem e se matassem?
Não, o Deus amoroso não pode ser culpado pelos nossos fracassos. Uma realidade só é possível a partir do momento em que nós assumirmos o nosso papel de filhos, nos mantivermos fiéis aos seus mandamentos e amarmos como Ele nos amou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário