sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Não Abandone a Gente!


Josué 10.1-15

Você já se sentiu acuado a ponto de ter que pedir socorro? O relato bíblico de hoje informa que a população de uma cidade está na iminência de ser atacada por exércitos inimigos. As autoridades locais pedem ajuda a Josué, com quem têm um acordo de paz, e imploram: “não abandone a gente” (v.6).
O sentimento de abandono pode deixar-nos vulneráveis. Ter que buscar ajuda para nos livrarmos de situações que põem em risco a nossa vida, revela que não somos tão auto-suficiente quanto gostaríamos de ser. Preferíamos resolver sozinhos todos os nossos problemas. O pedido de ajuda pode ser entendido como sinal de fraqueza e colocar a pessoa em situação constrangedora. De outra parte, os fracassos fazem parte da existência humana. Aliás, são muito mais comuns do que gostamos de admitir. É na hora de apuros que, normalmente, perguntamos pelo sentido das coisas. Muitas vezes, percebemos que não há poder, nem riqueza, nem força para livrar-nos deles. Para onde nos conduzem as “batalhas” do dia-a-dia? Sim, há momentos em que gostaríamos de poder gritar para algum Josué: “Não nos abandone!”
Você se deu conta que Deus colocou pessoas no seu caminho que são como Josué, a quem você pode pedir ajuda? O exercício da solidariedade entre filhos e filhas de Deus torna a vida mais leve. “ajudem uns aos outros...” (Gálatas 6.2), ensinou o apóstolo Paulo. Tenha certeza de que não faltará socorro ao aflito. Quando você precisar de ajuda, não deixe de clamar: “Não abandone a gente!”, e alguém lhe dará a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário