terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Admoestar com Amor


Josué 22.1-20

As tribos de Rúben, Gade e meia tribo de Manassés já haviam recebidos as suas terras ao leste do Jordão. No entanto, para conquistar o pedaço de chão prometido aos demais israelitas, ao oeste, todos, inclusive as tribos já estabelecidas, deveriam somar forças para expulsar aqueles que o ocupavam. Em tudo, eles foram muito fiéis a Deus, obedecendo a todas as suas ordens.
Depois da missão cumprida, as tribos do leste voltaram para ocupar o que era seu. Cometeram, no entanto, um erro: construíram um grande altar “que podia ser visto de longe” (v.10), contrariando a vontade de Deus. Quando as outras tribos tomaram conhecimento desse fato, elas ficaram indignadas e foram tirar satisfação dos infratores idólatras que afrontaram o Deus de Israel: “Por que se revoltaram contra o Deus Eterno, construindo vocês mesmos esse altar? Será que não estão mais seguindo o Deus Eterno?... Se hoje vocês se revoltarem contra o Eterno, amanhã ele ficará irado com todo o povo de Israel” (vv.16-18).
A preocupação era justa. Não podiam permitir que alguns se afastassem do verdadeiro Deus, prejudicando, o povo todo. Sempre que alguém está se afastando do Pai, é preciso intervir. Esta também deve ser a nossa preocupação. É preciso chamar a atenção de qualquer irmão que se distancia do Senhor e da congregação dos crentes, “entre os quais o Evangelho é pregado puramente. Mas, é preciso fazê-lo com amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário