segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Sede Pelo Poder


Juízes 9.1-6

O tema do texto em destaque relata a ganância pelo poder que domina as pessoas. Abimeleque joga seus próprios parentes uns contra os outros, contrata pistoleiros, mata setenta de seus irmãos e é irmãos e é aclamado rei em Siquém. Que se pode esperar de uma autoridade que mata seus próprios irmãos para apoderar-se do trono?
As arbitrariedades na história da humanidade continuam. Pessoas usam a mentira, a falsidade e a violência para chegar ao poder. O desrespeito às pessoas sacrificam milhares de vidas inocentes. É o ser humano fazendo-se de deus. É o louco desejo pelo poder que faz o homem dominar e subjugar o seu semelhante. É o homem no caminho do mal porque se afastou de Deus.
Nós, cristãos, sabemos que o cargo de uma autoridade coloca-a a serviço dos outros. Autoridades que usam métodos ilícitos para tomar o poder não são legitimas. O favorecimento pessoal e a “compra de votos” são práticas que ferem frontalmente a justiça e a verdade.
Nos anos eleitorais, a tentação pela sede do poder nos confrontará com práticas incompatíveis com a verdade e a justiça. É justamente neste momento que somos chamados a participar responsavelmente na escolha de autoridades que sejam instrumentos a serviço da vida. Também nesta ocasião somos chamados a testemunhar a nossa fé em Cristo, não compartilhar com as tentações do poder que sacrifica o precioso dom da liberdade e da vida.
Oremos para que também na vida pública seja feita a vontade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário