quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bem-Aventurado os que não se Precipitam


Josué 9.1-27

“Fulano comprou gato por lebre” – “Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento”. Ditados populares conseguem descrever muito bem a situação de alguém que se deixou levar pelas aparências e, só depois, percebe que foi enrolado.
Essa foi a situação de Josué e dos israelitas em Gilgal. Depois de campanhas bem-sucedidas além do Jordão, Josué e os lideres do povo vêem aproximar-se uma comitiva de esfarrapados, pessoas trajando roupas velhas, portando odres rotos e pães bolorentos. Eram os heveus. Um figurino preparado para enganar o olhar dos temidos estrangeiros.
Fiéis à ordem dada com insistência por Deus de que os israelitas não fizessem acordos com os povos que encontrassem pela frente (êxodo 23.32), eles, inicialmente, foram cautelosos: “Pode ser que vocês morem aqui por perto. Como é que podem fazer um acordo de paz com vocês?” (v.7). Os heveus, no entanto, são astutos. Percebendo que os estrangeiros não se deixam seduzir facilmente, recorrem a um outro expediente, dizendo-lhes que ouviram falar de sua fama desde as vitórias sobre outros povos, ocorridas há muito tempo, e que, desde então , haviam saído ao seu encontro.
E, por fim, sem pedir orientação a Deus (v.14), os israelitas firmam uma aliança séria, perpétua e irretratável com eles. Israelitas e heveus sofreriam, no futuro, as conseqüências e os “remendos” de uma decisão imprudente.
Você tomou alguma decisão importante hoje? Lembrou-se de consultar o Senhor? Bem-aventurados os que não se precipitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário