sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Deixar Deus ser Deus


Isaías 43.18-25

Deixar Deus ser Deus, esse é o maior desafio à criatura humana em relação ao Criador. O que Ele espera de nós é que o respeitemos e amemos e confiemos nele acima de todas as coisas.
No texto bíblico em destaque, o Senhor diz ao seu povo que está triste e decepcionado com ele. o culto em seu louvor havia degenerado, transformando-se num ato mecânico e numa exibição hipócrita. Deus estava farto de holocaustos, pois essas ofertas eram vãs, como também eram vazias as solenidades religiosas. O povo “religioso” e “escolhido” era tão mau como os outros povos, senão pior. Ritos e cerimônias eram disfarces para as suas maldades. Tudo não passava da mais sutil hipocrisia. E de Deus não se zomba!
O Senhor estava saturado de tamanho abuso e rejeitava o mero formalismo, sem participação do coração, dizendo: “Eu não os obriguei a me apresentarem ofertas... Ao contrário, vocês me casaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades. Eu, eu mesmo, sou o seu Deus e, por isso, perdôo os seus pecados e me esqueço deles (vv. 23-25). Esse é o recado maior: Deus mesmo trata dos nossos pecados. O sacrifício que agrada ao Senhor é um coração arrependido e confiante.
É bom deixar Deus ser Deus. Só ele sabe tratar das enfermidades existenciais e cuidar de nossas feridas. Ele o faz em Jesus, o Servo Sofredor. Nosso culto, nossa adoração, nossas boas obras, enfim, nossa vida de fé são nossa resposta e nosso sacrifício vivo a ele. com uma vida de fé coerente, honramos aquele que teve muito trabalho conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário