quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Instrumento em Mãos Hábeis


Juízes 11.28-40

Uma ferramenta só é útil quando manejada com habilidade. Mais importante do que o instrumento é aquele que o utiliza. Não basta uma ferramenta adequada para executar um bom serviço; é preciso uma mão hábil por trás dela.
Deus escolhe e usa instrumentos humanos para seus propósitos de libertação e salvação. Pessoas são chamadas para conduzir os fatos de acordo com a sua vontade. Aos olhos do mundo, tais instrumentos parecem fracos e incapazes de realizar de realizar atos tão grandiosos e importantes. Os olhos do mundo não enxergam as mãos que os conduzem; não percebem a força da misericórdia agindo por trás da humildade e fraqueza.
Jefté foi um desses instrumentos escolhidos e chamados por Deus para um grande propósito. Foi um dos juízes de Israel. Não tinha, em si, nada que o credenciasse para o desempenho dessa missão. Era filho de uma prostituta, expulso da casa de seu pai pelos irmãos e banido de seu povo. Libertar o povo de Deus parecia tarefa nobre demais para ele. mas Deus o escolheu e, por meio dele, o povo de Israel foi libertado de seus opressores.
Jefté não deixou de fazer a vontade de Deus por causa de seu histórico familiar ou por causa de sua aparente indignidade. Isso tudo não lhe serviu como desculpa. Ele temia ao Senhor e sabia que tudo dependia dele. Também nesse caso, como nas demais narrativas bíblicas, o verdadeiro libertador é Deus, que sempre age com amor e em favor de seus filhos. “Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão” (v.32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário