sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Poder se Manifesta na Humildade


II Reis 5.1-14

Naamã, comandante do exercito da Síria, é surpreendido por uma grave e terrível doença, a lepra. Uma pergunta o atormentava: “Como vou me livrar desse mal?” O caminho da cura é longo e penoso. Necessita passar por um processo de transformação.
O comandante reveste-se de humildade e segue o conselho da menina que havia levado como escrava da terra de Israel para servir a sua esposa. Procura o rei da síria e recebe dele a ordem para dirigir-se ao rei de Israel para que este o curasse. O rei, apavorado com o pedido, rasga suas vestes, dizendo: “Como é que o rei da síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho poder de dar a vida e de tirá-la?” (v.7). O profeta Eliseu fica sabendo disso e envia o seguinte recado: “Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel” (v.8). Naamã aproxima-se da casa do profeta que lhe envia a recomendação que ele se lavasse sete vezes no rio Jordão. O comandante fica indignado. Banhar-se logo no insignificante rio Jordão! Não havia outros rios mais famosos? No entanto, seus oficiais intercedem a ele acaba obedecendo à recomendação do profeta. Resultado: a sua carne fica limpa e ele é curado.
Quando conseguimos descer as escadas do orgulho em nosso cotidiano, Deus manifesta a sua graça e pode transformar nossas vidas. Em todo tempo, somos lembrados de que a luz de Deus quer iluminar o caminho de todas as pessoas e de todos os povos, assim como iluminou, transformou a vida de Naamã e o curou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário