segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Oposição

João 15.18-21 -  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

Os primeiros cristãos foram perseguidos pelo governo, pelas autoridades religiosas judaicas e também, de um modo geral, pelo povo. A maioria das pessoas não conseguia entender que alguém acreditasse na ressurreição de Jesus e o adorasse. O Senhor, que sofrera a mesma oposição, disse aos seus discípulos que as pessoas assim agiam porque não conheciam o Pai (v.21). Por isso, elas apontavam para os cristãos como causadores da divisão de famílias, entre outras acusações. Na realidade, isso acontecia quando alguém compreendia o significado da vinda de Jesus e o outro se opunha. Sem duvida, nesse caso a divisão se tornava uma realidade. Cristo já tinha advertido seus seguidores de que seu vinda traria dificuldades na família e que os inimigos do homem seriam seus próprios parentes (Mateus 10.36, Miquéias 7.6). Isso é realidade ainda hoje.
Em nossos dias há muitas pessoas que ainda não conhecem a Deus. Elas não vivem muito distantes – na rua de nossa casa. Talvez trabalhem ao nosso lado. Quando perceberem que somos seguidores de Jesus, sofremos oposição. Não há como escapar dela, pois sempre encontraremos aqueles que pensam diferente de nós e agirão conosco da mesma maneira que os contemporâneos de Jesus. Apesar disso, devemos continuar fiéis a Deus, estudando e praticando sua Palavra e buscando nEle nosso refúgio. Não podemos desanimar por causa das dificuldades, mas estabelecer o alvo de servir ao Senhor até o fim da nossa vida. Fazendo isso, seremos vitoriosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário