segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ressurreição


João 20.1-9 -  No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.
Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!"
Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
(Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.)

Durante um curso que tive a oportunidade de participar conheci um professor que era ateu. Muitas vezes confrontava os cristãos, zombando da fé que tinham. Devido às escolhas do seuestilo de vida, ele foi acometido de uma doença grave que o deixou em estado terminal. Não tive a oportunidade de visitá-lo no hospital, mas quem o fez disse que no leito de morte ele agonizava porque não estava preparado para o que viria depois. É natural a todo ser humano a consciência de uma vida após a morte. Deus nos criou assim: colocou em nós esta expectativa de uma vida futura.
Mas para que a vida no porvir seja possível, temos de passar pela ressurreição. Nem sempre as pessoas têm clareza sobre este assunto – o que é a ressurreição e o fato de poderem ter certeza de que um dia ressuscitarão. Paulo deixa claro que se não há ressurreição dos mortos, então Cristo também não ressuscitou, e nesse caso seria vã a nossa fé (1 Coríntios 15.13-14). Entretanto, a ressurreição real de Cristo é prova suficiente de que nós um dia também ressuscitaremos. E os discípulos de Jesus foram testemunhas oculares dessa vitória de Cristosobre a morte.
Nosso texto nos diz que naquele domingo de manhã Maria Madalena foi até onde o corpo de Jesus tinha sido deixado. Vendo que a pedra havia sido removida, correu até Pedro e João, informando-os de que o sepulcro estava vazio. Esses discípulos correram até lá e viram com os próprios olhos a realidade da ressurreição. No versículo 8, vemos que quando João entrou no sepulcro, ele viu e creu. Jesus havia dito muitas vezes que tinha de morrer e depois ressurgir. Ao ver o túmulo vazio, João creu. Isto foi suficiente para compreender a pregação de Jesus e ter a certeza da sua ressurreição futura.
grande pergunta que nos resta é: você vai ressuscitar com Cristo para passar a eternidade com Ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário