segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Consolador


João 15.26 – 16.24 -  Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
Fala-se muito hoje de questões espirituais, tentando-se adivinhar “o lado da lá”. Não poucas asrevistas, os livros e as novelas que tratam freqüentemente deste assunto. No entanto, quando a Bíblia fala do Espírito, ela não se refere a qualquer um, mas ao Espírito Santo, e por isso é importante ter uma idéia clara a respeito de quem ele é e do que faz. O texto de hoje nos ajuda neste propósito. Jesus conversava com seus discípulos sobre aquele que ocuparia o seu lugar porque seu tempo na terra estava acabando. Apresenta-o como o “consolador” que estará para sempre com eles (João 14.16). Também diz que o Espírito Santo os faria lembrar-se de tudo quanto ele tinha ensinado durante o convívio com eles (João 14.26). No texto que lemos hoje o Consolador é o que fala a respeito de Jesus e trabalha com os discípulos. Finalmente, Jesus diz que ele convencerá o mundo dos seus pecados e da justiça de Deus. Não é sem razão que o Espírito Santo é chamado de Ajudador ou Advogado.
Jesus avisa seus discípulos das coisas que lhes acontecerão e os prepara para que a perseguição e o martírio não lhes causem surpresa. Uma existência tranqüila e apreciada pelo mundo não faria parte da vida dos cristãos. Mas o fato de que o Espírito Santo seria enviado para ajudá-los, incentivá-los e trabalhar com eles seria o motivo de sua força e coragem. O Ajudador estaria para sempre com eles, tornando o seu testemunho poderoso e eficaz.
O final do capitulo 16 mostra que, apesar das adversidades e aflições que a vida muitas vezes nos proporciona, a companhia e a intimidade com Cristo nos asseguram paz ao coração. Não tenhamos medo: Jesus venceu todas as coisas para nos ajudar a enfrentá-las – e o seu Espírito nos acompanha até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário