quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Um i-½

Um i-½
1 Pedro 1.1-2 - Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Anos atrás, quando a internet ainda era novidade, alguém me disse: “Mé manda aquele número pela internet...” E eu fiquei pensando sobre que “número” seria esse, quando surgiu uma luz e eu respondi: “Você quer que mande ‘um e-mail’?”. “Isso! Me manda um-i-½”! Depois que inventaram o “i-½” (!!!) quase ninguém mais recebe carta de verdade, só correio eletrônico!
Quando Pedro escreveu sua carta, havia uma expectativa crescente no coração daqueles primeiros cristãos que estavam sendo perseguidos por causa de sua fé. Eles aguardavam ansiosos por palavras de consolo e encorajamento. Tiveram de deixar seu lugar de origem por causa de sua fé em Jesus. Estavam dispersos por várias regiões. Certamente enfrentavam tempos difíceis. Quando Pedro se dirige a eles, ele os lembra de que eram “escolhidos” por Deus para serem dia a dia transformados em pessoas melhores e mais parecidas com Cristo (santificados) pela ação do Espírito Santo, a fim de andar como ele andou (obediência) por causa do seu perdão (aspersão do seu sangue). Ele os está lembrando do quanto valia a pena permanecerem firmes no meio das dificuldades por causa de tudo o que Deus havia feito por eles por meio de Cristo. Esta e tantas outras cartas que lemos num contexto tão diferente, eram palavras profundamente inspiradoras para eles. Então Pedro lhes deseja algo simples, porém profundo: de que a graça e a paz lhes fossem multiplicadas! 
Em meio à perseguição, Pedro não pede a Deus que os livre dela, mas que lhes faça aumentar ainda mais a graça (favor imerecido de Deus) e a paz (que transcende as circunstâncias). Neste dia, desejos que você sinta como se Deus estivesse lotando a caixa de entrada do seu computador (ou sua caixa de correio) com centenas de e-mails pessoalmente dirigidos a você, dizendo: “que a minha graça e a minha paz em Cristo se multipliquem e encham a sua vida de esperança”

Nenhum comentário:

Postar um comentário