quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Extremo

Extremo
João 13.1 -  Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Sou uma pessoa não muito romântica, mas muito sentimental, que chora ao ver filmes – e às vezes até propagandas – que mostrem histórias de amor. Declarações, presentes, o carinho de minha esposa – tudo isso me comove e faz com que eu a ame ainda mais. Pensei que conhecia o amor e sabia demonstrá-lo até que conheci uma forma extrema de amar. Alguém que ama sem esperar nada em troca, conhecendo minhas falhas e minha incapacidade de retribuir um pouco desse amor... Um amor sem limites, que chegou ao ponto de abrir mão de tudo por minha causa. E por você também. Esse “alguém” é Jesus. No texto que lemos, vemos que Ele tinha consciência de todo sofrimento que se aproximava (prisão, torturas, humilhação e morte na cruz). Mesmo assim, continuou amando. Amou seus discípulos até o fim, mesmo sabendo que um deles o trairia, outro (que dizia amá-lo) o negaria e a maioria deles o abandonaria nos momentos mais difíceis. Apesar de tê-los alertado sobre tudo o que tinha de passar para cumprir sua missão, eles só compreenderiam após a ressurreição. Que amor é este, que continua apesar de tudo? Em João 3.16 lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Será que temos noção do que significa este “tanto”? Ainda não tenho filhos, mas já sei que não amo tanto assim a ponto de entregar um filho amado por pessoas que nem merecem tamanho sacrifício. Foi isso que Deus fez! Tudo isso foi necessário para que pessoas tão desprezíveis como nós tivéssemos um relacionamento com Deus, agora e na eternidade. Tanto amor por pessoas que nem sabem amar... 
Lendo o restante do capitulo, vemos que o amor divino tem a ver com entrega e serviço. Quem ama, faz de tudo pelo outro, sem esperar nada em troca. Deus espera que amemos assim (v.34-35) é por esse amor que seremos conhecidos como seguidores de Cristo. Então, agradeça a Deus por seu extremo amor e entregue-se a Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário