quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Entre!

Entre!
João 10.1-13 -  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

Quantas pessoas estão neste momento desanimadas e desacreditadas! Os problemas são tantos que não parece haver solução. Quando vamos atrás de uma saída, o espaço é tão imenso que nos perdemos. Tropeçamos, caímos, somos machucados e decepcionados e quando percebemos estamos à beira de um abismo. No desespero, muitos acabam buscando respostas consultando lobos disfarçados de ovelhas – ou ladrões e assaltantes, como diz o texto que lemos. Solicitam conselhos e opiniões sem examinar a idoneidade moral de seu conselheiro. É preciso lembrar que o status social de uma pessoa não demonstra seu caráter. Feliz aquele que não busca conselhos de pessoas que não seguem a Deus. O rei Salomão nos dá uma grande lição de humildade, pois apesar de sua reconhecida sabedoria, buscava conselhos de outras pessoas. Em Provérbios aprendemos que os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros (Provérbios 15.22). Bons conselhos podem ajudar a encontrar a saída, mas temos de consultar pessoas capazes e sinceras.
Muitos querem encontrar uma saída quando na realidade deveriam procurar uma entrada... pela porta certa. Um exemplo disso são os usuários de drogas. Eles têm de buscar uma entrada, ou seja, um novo caminho, não apenas uma saída – para onde? Precisamos de um caminho repleto de amizades sadias, de paz e de respeito entre as pessoas. Como encontrá-lo?
Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6). Jesus é o único caminho; a única verdade e a vida verdadeira. Só por Ele temos acesso ao Pai e à vida eterna na glória de Deus. Jesus não é a saída e sim a porta (como lemos no texto de hoje) de entrada para a libertação que nos levará, certamente, a uma nova vida agora e eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário