quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cegos

Cegos
João 9.1-11 -  Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo". Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem. Então lhe disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo. Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: "Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?" Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". Mas ele próprio insistia: "Sou eu mesmo". "Então, como foram abertos os seus olhos? ", interrogaram-no eles. Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo".

Enquanto esteve na terra, Jesus encontrou muitas pessoas que sofriam, seja com o preconceito (publicano, prostitutas, gentios) ou devido a problemas de saúde (como lepra, cegueira ou paralisia). No texto de hoje, lemos sobre um homem que nunca tinha enxergado na vida. Para um cego naquela época – sem sistema de leitura em braile, cão-guia ou qualquer facilidade para sua locomoção – não havia opção a não ser mendingar e depender da caridade alheia para ter um pouco de dignidade. No entanto, foi a cegueira que levou aquele homem a encontrar Jesus e a ser curado por Ele. não apenas passou a ver: toda a sua vida foi transformada. Os que se acostumaram a vê-lo pedindo esmolas nem podiam reconhecê-lo. Além da mudança externa e visível, o ex-cego sabia que sua mente tinha sido transformada também. Ele conhecera um homem diferente, que o amou apesar de sua deficiência e fez o que pôde para mudar sua situação social e espiritual – deixou de ser mendigo, passou a crer em Cristo e adorou-o como Filho de Deus.
Como aquele homem, somos cegos – espiritualmente – até que Jesus abra nossos olhos e passemos a ver o amor de Deus por nós. Somente quando o conhecemos somos capazes de enxergar um novo caminho e de ter um novo relacionamento com Deus e com as outras pessoas. Quando escolhemos a nova vida em Cristo, aprendemos a adorar somente a Deus, a perdoar e amar os outros e a colocar em prática o que a Bíblia ensina. Podemos, então, “ver” Deus como Ele é, e também a nós mesmos como realmente somos: totalmente dependentes dEle. Passamos a desejar que todos os outros cegos passem a ver, como nós, ensinando que Cristo veio ao mundo para que aqueles que não vêem, vejam (João 9.39). 
Quando encontramos Jesus e decidimos ser seus discípulos, Ele cura nossa “deficiência espiritual” e transforma nossa vida. Você quer deixar de ser cego? Busque Jesus! Ele abrirá seus olhos e lhe dará nova vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário