quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Busque a Paz!

Busque a Paz!
1 Pedro 3.8-12 - Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".

Segundo um relatório, em 2012 a taxa de homicídios no Brasil foi de 21,1 a cada 100 mil habitantes. Você pode pensar que se apenas 0,02% da população morre desta forma, isso dificilmente acontecerá com você ou alguém da sua família. Porém, muitos assassinatos são resultados de pequenos conflitos que, aparentemente, não levariam à morte. Tudo pode começar com calúnias, palavrões ou xingamentos, que  levam a brigas e a lesões corporais, estágio imediatamente anterior ao homicídio.
Quando eu estudava no ensino médio, um colega estragou o meu caderno só para me provocar. Naquele momento eu deveria ter orado ao Senhor pedindo calma, mas não fiz isso. Na verdade, fiquei furioso e comecei a perguntar aos demais quem fizera tal provocação. O rapaz que tinha feito aquilo acusou outro colega, e eu acreditei. Cheio de raiva em meu coração, fiz o mesmo com o caderno daquele rapaz inocente. Ele ficou profundamente chateado e ao final da aula partiu para cima de mim com socos. Só então percebi que não deveria ter revidado. Levou um tempo até que pude pedir perdão ao rapaz a quem prejudiquei indevidamente.
Na leitura bíblica de hoje, Pedro orienta os cristãos a ter amor fraternal e ser misericordiosos e humildes. Quem age desta forma consegue colocar-se no lugar do outro. Ao invés de simplesmente revidar uma agressão física ou verbal, tenta entender a situação do ponto de vista da outra pessoa e até os motivos que ela possa ter para agir com violência. O verdadeiro cristão ama seu semelhante, e por isso não deveria revidar com raiva quando é agredido por outra pessoa. Deve buscar a paz em vez de vingança.
Deus nos chama para viver em paz, buscar agir de forma correta e leal, sem caluniar, mentir ou agredir o outro. A melhor forma de buscar a paz é por meio do amor demonstrado em ações concretas de bondade, amizade e justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário