quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dependência

Dependência
João 4.1-8 - E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Você é capaz de imaginar o que alguém que tem todo o poder pode fazer? Há muitas pessoas neste mundo que já realizaram grandes coisas. Mas Deus, sendo onipotente, pode fazer tudo o que Ele quiser. Jesus, sendo Deus, também. Embora Ele mesmo tenha se limitado quando veio ao mundo, mostrou que tinha poder para fazer o que queria: andou sobre as águas, ressuscitou mortos, acalmou uma tempestade, multiplicou alimentos, curou pessoas doentes, etc. Neste sentido, podemos concluir que Ele não depende de nenhum ser humano para realizar o que Ele quer. Mesmo assim, diversas vezes percebemos que Jesus pediu àqueles que estavam ao seu redor que o ajudassem em alguma coisa. Será que Ele dependia daquilo que os outros fariam por Ele? Será que Ele autolimitou a ponto de não poder prover para Si o que era necessário? De jeito nenhum! Assim como em outras vezes, também no caso do texto de hoje Ele mesmo poderia resolver a situação, tirando a água do poço para matar a sua sede. Talvez não precisasse sequer do poço e muito menos da samaritana.
Então, por que Jesus pediu água àquela mulher? Se Ele não precisava dela, por que pediu a sua ajuda? A resposta é simples: não era Jesus que precisava da mulher, mas era ela que precisava de Jesus. O restante da história deixa isso muito claro. 
Jesus faz assim também conosco. Muitas vezes nos pede para fazermos alguma coisa e achamos que Ele depende de mim e de você para que seja realizada. Grande engano. Ele não depende de nenhum cristão, por mais dedicado e envolvido que sejamos em sua obra. Ele pede que façamos algumas coisas, não por depender da nossa ajuda, mas porque nós dependemos dEle. Desta forma, além de nos ajudar, ainda nos dá o grande privilégio de servi-Lo. Sirva ao seu Senhor, lembrando sempre que é você quem precisa dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário