quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Consolo que Vem do Espírito Santo

O Consolo que Vem do Espírito Santo

Salmo 94 - Ó Senhor, Deus vingador; Deus vingador! Intervém! Levanta-te, Juiz da terra; retribui aos orgulhosos o que merecem. Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão? Eles despejam palavras arrogantes, todos esses malfeitores enchem-se de vanglória. Massacram o teu povo, Senhor, e oprimem a tua herança; matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos, e ainda dizem: "O Senhor não nos vê; o Deus de Jacó nada percebe". Insensatos, procurem entender! E vocês, tolos, quando se tornarão sábios? Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê? Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem o conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis. Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei; tranqüilo, enfrentará os dias maus, enquanto que, para os ímpios, uma cova se abrirá. O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança. Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão. Quem se levantará a meu favor contra os ímpios? Quem ficará a meu lado contra os malfeitores? Não fosse a ajuda do Senhor, eu já estaria habitando no silêncio. Quando eu disse: "Os meus pés escorregaram", o teu amor leal, Senhor, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei? Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte. Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio. Fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá! 

A vida espiritual e emocional caminhada lado a lado. Quando nuvens escuras de tribulação, luta, tristeza e sofrimento nos cobrem, de tal modo que mal podemos ver um palmo à frente, é fácil esquecer o lugar de calma, luz, claridade e paz existente além das nuvens. Se seguramos a mão de Deus nesses momentos, porém, ele nos elevará acima das circunstâncias, até um lugar de consolo, calor e segurança. As mãos do Senhor estão sempre estendidas em nossa direção, prontas a nos auxiliar quando precisamos.
Um dos nomes do Espírito Santo que eu mais aprecio é Consolador. Assim como não precisamos suplicar ao sol que nos dê luz, tampouco precisamos suplicar ao Espírito Santo que nos console. Ele é nosso consolo. Apenas precisamos afastar-nos de tudo o que nos afasta dele.
Também devemos orar para ter mais consciência da presença do Espírito nos momentos de aflição, lembrando que, mesmo nas situações mais difíceis ou incertas, o Senhor é a luz inextinguível de nossa vida. Por mais escuras que sejam as nuvens pairando sobre sua cabeça neste momento, ele pode elevá-lo acima da tempestade e conduzi-lo ao consolo de sua presença. Ouça o Espírito sussurrar em seus ouvidos: “Espere no Senhor. seja Forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmo 27.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário