quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ao Seu Lado


Salmo 77 – Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute. Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar. Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados; de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta: "Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? " Pausa Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais. Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos. Com o teu braço forte resgataste o teu povo, os descendentes de Jacó e de José. Pausa As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram. As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções. No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se. A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas. Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Muitas são as qualidades ou características particulares de Deus: grande, poderoso, amoroso, intangível, imutável, eterno, invisível. Há ainda mais outros atributos, porém estes são suficientes para demonstrar como é limitada a nossa capacidade de descrever e compreender quem é Deus. Nem mesmo os escritores da Bíblia conseguiram explicar completamente como Deus é e age. Mesmo assim, a Palavra de Deus é um testemunho da ação divina e quem a lê pode responder com fé e louvor. No texto em destaque, percebemos que seu autor não estava sentindo o agir de Deus (v10) – não via mais milagres e sentia-se rejeitado. Também nós, em algumas situações, não conseguimos perceber que Deus está conosco e só sentimos um vazio e solidão. Ainda assim, sabemos que Deus em todos os lugares, tudo vê, tudo sabe e é poderoso. Mas por que então não conseguimos sentir sua presença ao nosso lado? Este é um mistério sem resposta! Porém, uma coisa Deus fez por nós: deixou registrados testemunhos de que Ele age, sim, e de forma poderosa. A Bíblia é repleta de histórias e relatos que mostram que, de forma bem concreta e milagrosa, Deus demonstrou todo o seu amor por nós. Ainda hoje age continuamente na vida de muitas pessoas – e na sua também! Quando relembramos todas as grandes obras de Deus só temos motivos para louvar o Criador! Nossa fé não pode ser orientada pelo que vemos e sentimos, mas deve estar baseada no fato concreto e histórico de que Deus agiu e continua agindo em nosso favor. Quando você pensar que Deus não está ao seu lado, relembre o que Jesus fez pela humanidade na cruz e da promessa de que Ele estaria com você até o fim dos tempos! (Mateus 28.20b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário