quarta-feira, 26 de junho de 2013

Descanse em Deus

Descanse em Deus

Salmo 91.1-16 - Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios. Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente. "Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação."

Quando eu era criança, ficava feliz da vida quando meus pais me levavam a uma fazenda de um amigo. Não via a hora de brincar com os animais, andar a cavalo, ir ao pomar e subir nas árvores para comer seus frutos. E o que dizer das noites estreladas ao redor do calor da fogueira e seus “causos”? Oh, vida boa! Hoje percebo que toda aquela regalia na verdade era só para nós que éramos visitantes. Para quem morava lá havia também o trabalho duro do dia-a-dia.
Quando leio este salmo percebo que muitas vezes agimos da mesma forma em nossa vida espiritual. Ou seja, muita gente só quer usufruir as bênçãos do Senhor e não está disposta a trabalhar para Ele.
Em outras palavras, muitos amam o versículo 7 do texto em destaque, mas ignoram o essencial: habitar no abrigo do altíssimo. Há pessoas que desfrutam as bênçãos que o Senhor destina a todos, pois, como disse Jesus: “Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva cobre justos e injustos” (Mateus 5.45b). Entretanto, não cultivam uma comunhão intima e pessoal com Deus e por esta razão não conseguem a grande benção do “descansar à sobra do Todo-Poderoso”.
É bem provável que você já tenha ouvido alguém dizer que “nada é com a casa da gente!”. É uma grande verdade. Você pode viajar pelo mundo todo, ser bem acolhido onde for, mas nada se compara a uma noite de sono na sua cama, na sua casa.
E enquanto não fizermos em Deus a morada do nosso espírito e não entregarmos nosso coração nas mãos dEle, não teremos o verdadeiro descanso. Seremos apenas visitantes, estrangeiros, peregrinos ou pior: “sacoleiros” que vão à presença de Deus apenas em busca das bênçãos momentâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário