segunda-feira, 29 de abril de 2013

Caminhos



Salmos 1
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 
Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! 

A coletânea dos Salmos é o maior livro da Bíblia: são 150 louvores e orações a Deus sobre vários assuntos. O texto acima já foi considerado “o salmo dos salmos”. Ele apresenta os dois caminhos que um homem pode seguir e, implícita, a necessidade de escolha. O salmista fala da felicidade de quem segue a Deus – “Como é feliz” é semelhante à expressão “bem-aventurado”. Para alcançar tal felicidade, que ultrapassa definições em palavras, é preciso escolher o caminho certo e não fazer o que as pessoas sem Deus fazem – no v.1, há três expressões negativas que fazem parte da vida de quem prefere seguir seu próprio caminho sem a interferência de Deus. No inicio do salmo os dois caminhos já estão claros.
O que importa para Deus é “aquele” – o homem. Ele deseja intensamente que evitemos o caminho errado e sigamos sua orientação por meio de sua Palavra (v.2). Quem escolhe este caminho tem uma vida realmente feliz e frutífera, porque permanece à beira da fonte divina (v.3). Assim é a vida do justo.
Já o ímpio (pessoa sem Deus) é como “palha” levada por qualquer vento. Sua vida, guiada por sua própria vontade e conceito, não será aprovada por Deus no julgamento final. Quem escolhe este caminho já está condenado porque não crê em Jesus Cristo, o Redentor prometido e enviado ao mundo para restaurar o relacionamento entre Deus e o homem, rompido com a desobediência (Gn 3).
Os dois caminhos são descritos no salmo – agora nos resta uma escolha. Precisamos decidir se vamos seguir nossos próprios pensamentos ou os ensinos registrados pelo Senhor na Bíblia; escolher a vida sem Deus e centrada em nós mesmos ou a vida orientada por Deus e dedicada a Ele. analise quem governa sua vida e saberá em que caminho você anda. Se ainda não tem a vida dirigida por Deus, escolha o caminho de Cristo, lembrando que feliz é aquele que confia no Senhor e pratica o que está registrado em sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário