quarta-feira, 6 de março de 2013

Contrastes


Mateus 20.20-28

Imagine a seguinte situação: você e seu irmão trabalham na mesma empresa. Um dia, resolvem pedir para sua mãe visitar o diretor. Durante a conversa, a mãe pede promoções altíssimas para os filhos. A situação é cômica e absurda, mas aconteceu com Jesus. No texto em destaque, lemos que os dois irmãos queriam ficar ao lado do Mestre, o que significava ter poder no Reino de Deus. Eles estavam tentando assegurar uma posição de liderança sobre os outros discípulos. Quando Jesus percebeu o conflito que a atitude daquela mãe causara, deixando os outros discípulos indignados com a proposta,explicou-lhes o contraste entre os conceitos de liderança secular e a liderança que agrada a Deus. Disse que os governantes terrenos cominam as nações e as pessoas consideradas importantes exercem poder sobre elas (v.25). mas a liderança cristã é diferente: quem quiser ser o primeiro tem que se considerar o menos importante e servir aos outros. Ela não tem a ver com poder, mas com demonstração de amor e uma influência positiva. Jesus, o líder mais importante de todos, não veio para ser servido – ao contrario, deixou-nos alguns exemplos de como servir. Quando realizou milagres, como as curas e a transformação da água em vinho, Ele serviu aos necessitados com seu amor. No dia em que lavou os pés dos discípulos, fez o que um escravo fazia. Até em sua morte na cruz Ele serviu, cumprindo a vontade de Deus para libertar-nos da escravidão à nossa tendência para o mal. Ele nos deu uma grande lição de humildade! Precisamos sempre lembrar que para entrar no Reino de Deus não precisamos ter poder, mas fé em Cristo e dedicação em segui-lo. Na eternidade, não vai importar quem foi líder e quem foi escravo, mas sim nossa resposta ao sacrifício de Jesus em nosso lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário