quarta-feira, 28 de março de 2012

DERRUBADOS PELA LÍNGUA


João 15.18-25

Muitos têm sido derrubados pelo fio da espada, mas muitos mais ainda têm sido derrubados pela língua”. Esta citação me chama a atenção para uma “arma” que, provavelmente, nós já usamos contra pessoas e também já foi usada contra nós; o sarcasmo, a ironia. É uma observação cortante, a insinuação sorrateira, camuflada, o sorriso de desdém, o ar de superioridade, a fofoca.
O texto bíblico em destaque registra o aviso de Jesus aos discípulos: “se o mundo odeia vocês, lembre-se de que me odiou primeiro” (v. 18). Isto é, se o mundo odiou Jesus a ponto de levá-lo à cruz, inocentemente, também os seus seguidores podem ser odiados e desprezados.
Graças a Deus, há liberdade religiosa em nosso País. Mas isso não impede que membros engajados em suas comunidades sejam debochados e odiados por pessoas de fora e, quem sabe, inclusive, por irmãos e irmãs na fé. Jesus é enfático: “Eles não teriam nenhum pecado se Eu não tivesse vindo e falado a eles. Mas agora não têm desculpa para o seu pecado” (v.22).
Pode até parecer que não resta alternativa a nós, cristãos, além de nos conformarmos com o ódio desse mundo. Esta, porém, não é a sentença final de Jesus, e, sim a sua Palavra que encontramos em João 16.33b: “no mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.
Esta passagem bíblica nos quer carregar nos piores momentos, quando nos sentimos desprezados, humilhados, fracos e sobrecarregados, nas horas de angústia, de dúvida. Pois Cristo venceu o mundo por você e por mim -, creia nisso.

QUERIDO DEUS E PAI, COMO SOMOS SENSÍVEIS E REAGIMOS MAL QUANDO NOS ATINGEM ÓDIO E PERSEGUIÇÃO!
DÁ-NOS SERENIDADE E SABEDORIA NUM MUNDO QUE NÃO CONSEGUE SER DIFERENTE. DÁ-NOS SEMPRE A TUA FORÇA, QUE NOS POSSIBILITA REAGIR AO ÓDIO COM AMOR, ASSIM COMO FEZ JESUS. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário