sexta-feira, 29 de julho de 2011

PREOCUPADOS EM AGRADAR



Efésios 5.1-14

Cada sociedade cria uma expectativa sobre condutas mais apropriadas. Quando uma pessoa destoa do padrão, logo atrai olhares. Um indivíduo que não tem a postura condizente com o discurso hegemônico vai sentir-se deslocado e discriminado. Por outro lado, se, mesmo diferente, mantiver coerência e leveza de espírito, poderá influenciar positivamente.
O apóstolo Paulo lembra que os crentes devem agir de acordo com a Palavra de Deus. Nesse sentido, recomenda uma série de preceitos condizentes aos filhos de Deus. Fala de um viver que sinaliza o amor. Ele aconselha: “Procurem descobrir quais são as coisas que agradam ao Senhor” (v.10), e aponta para o fato de que tudo aquilo que pode ser revelado em plena luz é agradável; já o que fica restrito à escuridão, maquinado na “calada da noite”, só pode ser vergonhoso e fruto do pecado.
Eu e você somos pressionados a corresponder a expectativas sociais. Dá vontade de, sempre, agradar a maioria, seguir propostas de comportamento, vivendo, enfim, conforme se canta por aí: “deixa a vida me levar!” O desafio colocado pela fé cristã é ser diferente. Não por arrogância, mas, porque fomos atingidos pelo amor de Deus, com a graça do perdão dos pecados em Cristo. E, dentro do projeto da misericórdia divina, fazer diferença no mundo é parte da estratégia para que mais pessoas sejam atraídas e incluídas à salvação. É isso que agrada ao Senhor. Em nosso viver, com palavras e atitudes, temos a oportunidade de dar visibilidade a esse sublime desejo.

ó PAI, CONCEDE-NOS UM VIVER DIGNO DA ESPERANÇA CRISTÃ, POIS QUEREMOS ATRAIR E CONTAGIAR OUTRAS PESSOAS. E, QUANDO NOS PERGUNTAREM SOBRE A RAZÃO DE SERMOS DIFERENTES, SAIBAMOS TESTEMUNHAR TEU AMOR COM PALAVRAS E ATITUDES.  AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário