terça-feira, 7 de junho de 2011

COMUNHÃO E TESTEMUNHO



Gálatas 1.10-24

A quem procuramos agradar: às pessoas ou a Deus? Paulo afirma convicto de que ele só quer agradar a Deus. A sua fé em Cristo dá-lhe força e segurança para agir assim. Ao receber sua vocação, ele não vacilou em sair mundo a fora pregar o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo.
Diferente dos demais apóstolos, ele foi chamado por Jesus bem mais tarde. Não conhecia o Jesus histórico, que caminhava pelas estradas poeirentas  da Galiléia e curava doentes. Como judeu fervoroso e convicto, chegou a perseguir e matar os seguidores de Jesus, pensando que assim estava servindo a Deus e, portanto, agindo corretamente.
No entanto, na ida para Damasco, Jesus Cristo, o Filho de Deus ressuscitado dentre os mortos, fala pessoalmente com o apóstolo. Esse encontro é tão marcante, que o perseverante judeu passa de perseguidor a perseguido por causa de Jesus. Depois de sua mudança de mentalidade e de atitude, Paulo não vai para Jerusalém, onde estão os apóstolos que acompanharam o Mestre em sua atuação entre o povo judeu, mas sai pelos países vizinhos e prega o Evangelho às pessoas que não são do povo de Israel. Ele age assim porque está confiante de que a salvação de Deus é para toda a humanidade.
A atitude de Paulo motiva-nos a, também, testemunhamos a salvação em Cristo fora dos muros da igreja. Reunir-se com os irmãos e as irmãs na comunidade de fé é fundamental. Mas essa comunhão só é completa quando somos motivados a servir às pessoas, vivenciando, no dia-a-dia, o amor com o qual Deus nos presenteia.

(Ò deus, agradecemos-te porque te revelaste a nós em jesus cristo e porque vens ao nosso encontro na tua palavra e nos sacramentos. faze que a comunhão contigo, com irmãos e irmãs nos fortaleça para testemunharmos teu amor, diariamente. AMÉM.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário