quarta-feira, 2 de maio de 2012

DE QUE MUNDO VOCÊ É?


1 João 2.12-17

O texto bíblico acima dirigi-se à comunidade cristã. O autor está preocupado com a integridade espiritual dos seus leitores. Seu zelo é pastoral e muito amoroso. João parte do principio de que os destinatários da sua carta conhecem a mensagem do amor de Deus. Por isso, têm permanecido fiéis (vv. 12-14). É assim que este texto quer dirigir-se também a você. Ele está interessado em que você continue sendo um fiel e forte filho de Deus.
A mensagem passada motivou a amar concretamente o próximo. Hoje, amarmos “o mundo”. A palavra mundo, aqui, não se refere, em primeiro lugar, ao universo criado, mas a uma realidade espiritual que se opõe a Deus! Por isso, a recomendação para não amar o mundo não pode ser entendida como uma justificativa para não se envolver com os problemas da criação e da própria humanidade; não pode ser usada como desculpa para negar o cuidado que a vida precisa. Afinal de contas, o próprio Cristo não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo (João 3.17); e o próprio Salvador foi julgado por ir ao encontro de publicanos, pecadores e pessoas tidas como impuras e de má fama.
Não amar o mundo significa agir de tal forma que a injustiça, a violência, a indiferença, a falta de solidariedade e a falta de paz sejam o jogo daqueles que só pensam em si. Não amar o mundo implica virar as costas para a maldade e voltar-se para Deus. Exatamente o que Cristo fez. Este é o jeito de não amar o mundo.

AJUDA-ME, SENHOR A MANTER-ME AFASTADO DE TUDO O QUE PODE ME AFASTAR DE TI, DO MEU IRMÃO E DA MINHA IRMÃ. AJUDA-ME A AMAR A TUA PALAVRA, A JUSTIÇA, A PAZ, A TUA CRIAÇÃO, E A CUMPRIR A TUA VONTADE. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário