quarta-feira, 9 de maio de 2012

ACEITOS POR DEUS PELA FÉ


Gálatas 2.11-21

A rejeição é um sentimento que causa aborrecimento. Por isso, investimos tudo para conquistar amigos e coisas. Tentamos, inclusive, conquistar a Deus.
O apóstolo Paulo lembra aos irmãos da Galácia, a quem escreve esta carta, de que “todos são aceitos por Deus comente pela fé em Jesus Cristo...”(v.16ª). Ele precisa lembrar-lhes esta verdade, pois poderia haver uma divisão entre eles. Paulo mesmo havia se colocado contra Pedro por entender que este estava errado em sua maneira de pensar e agir (v.11).
Muitas vezes, a gente não concorda com o que alguém pensa e diz, na família, no trabalho ou na Igreja. A discordância é um sentimento, até certo ponto, normal entre as pessoas. Mas, para evitar problemas, o apostolo recomenda agir com coerência e tolerância. Judeus e não-judeus tinham historias e experiências diferentes (v.14). Agora, porém, estavam juntos na mesma Igreja, “pela fé em Jesus”. Não adiantava um tentar obrigar o outro a agir como ele pensava. Isso é incoerente para quem sabe que Deus nos aceita pela fé. Por outro lado, “se já não sou mais eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim” (v.20), saber tolerar as diferenças é sinal de maturidade, que pode ser fator de união e evitar a divisão.
Ao invés de querermos conquistar, devemos nos saber “conquistados” por Deus. Ele nos aceita pela fé em Cristo e isso vale a para todos, também para os que são diferentes de nós. Conhecer esta verdade pode ajudar-nos, em nossos relacionamentos, a demonstrar mais coerência e tolerância.

SENHOR, QUE BOM QUE NOS ACEITAS. AJUDA-NOS A TERMOS O MESMO SENTIMENTO PARA COM OS OUTROS. SE TIVERMOS QUE DAR UM CONSELHO A QUEM ESTÁ ERRADO, DÁ-NOS TOLERÂNCIA. SE ALGUÉM PRECISA MOSTRAR NOSSOS ERROS, DÁ-NOS COERÊNCIA PARA QUE O ACEITEMOS. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário