sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sabão em Pó?


Salmo 51 – Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti – e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti. Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei! Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas! Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.

A Tarefa domestica de lavar as roupas tem-se tornado cada vez mais fácil graças ao sabão em pó. As propagandas deste produto são muito convincentes: prometem limpar todas as fibras da roupa com o mínimo de esforço. Mas o que o sabão em pó tem a ver com a leitura de hoje?
Pois bem, este salmo foi escrito pelo rei Davi em um momento de grande angústia. Ele havia acabado de ser repreendido pelo profeta Natã (2 Samuel 12.1) e sua consciência estava pesada. Sentindo-se culpado e não tendo mais como esconder seu pecado, Davi resolve confessá-lo e clama a Deus, pedindo que seja misericordioso. Após a confissão e o arrependimento, expressa a Deus o seu desejo de ser lavado e de se tornar puro novamente (v2). Alguns versículos adiante ele repete: LAVA-ME! (v7). O que deve ser levado em consideração aqui não é apenas a necessidade de limpeza, mas o modo como teria de ser feita. Davi está pedido que Deus o lave como se lava uma roupa, isto é, com profundidade, e não superficialmente como se lava um proto. Nos tempos bíblicos não havia sabão em pó para limpar todas as fibras. A sujeira era removida pala água ou esfregando muitas vezes as roupas nas pedras até ficarem limpas. Davi precisava de uma lavagem intensiva: Deus tinha de trabalhar nova e profundamente na vida do rei para que este fosse purificado.
Além de desejar a remoção da sujeira – seus erros e sua culpa – Davi também pede a Deus uma mente pura e um espírito inabalável (v10) e pronto a obedecer (v12). Somente então o Senhor se agradaria novamente dos sacrifícios sobre o altar (v19), ou seja, dos atos de adoração de Davi. Deus está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar. Quando demonstramos arrependimento e confessamos nossos erros a Ele, o “sabão em pó divino” entra em ação. Então, seja qual for o seu pecado, peça perdão e acerte sua vida com o Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário