quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deus Guia


Salmo 32Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão. Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem. Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia. Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração! 

Em varias situações ao longo da vida nos deparamos com diversos caminhos diante de nós e precisamos tomar uma decisão. Só podemos seguir por um deles. Às vezes, estamos bastante seguros sobre o que fazer, mas nem sempre as escolhas são fáceis. Na leitura de hoje, Davi confessa a Deus que andou pelo caminho errado e está sofrendo por causa dessa decisão. Ele foi escolhido por Deus para reinar sobre Israel; era responsável por uma nação inteira e isso tornava suas escolhas pessoais ainda mais importantes. Cada um de nós é escolhido por Deus para cumprir propósitos específicos no lugar onde estamos e entre as pessoas com quem convivemos. O Senhor quer nos usar para que seu nome seja conhecido e glorificado na terra. Para cumprir esse propósito, temos de fazer certas escolhas. Talvez deixar algumas coisas de lado, como relacionamentos que nos afastam de Deus, aquela mágoa que nos impede de crescer, o medo que nos paralisa, o apego ao dinheiro, a falta de amor por nossos irmãos, aquilo que desagrada a Deus, mas satisfaz nossos desejos... Não importa o que é, cada um tem algo a abandonar para seguir a vontade de Deus. Fazer uma escolha é como ter um filho: é algo que nos acompanha a vida toda. Se as escolhas são corretas, resultarão em bênçãos. Se são erradas, enfrentaremos suas conseqüências. Contudo, o Senhor não nos deixa sozinho na hora de decidir. No versículo 8, Ele promete nos ensinar o caminho que devemos seguir. Ao ouvir seus conselhos, podemos obedecer ou agir como os cavalos e os burros, animais que não têm entendimento e precisam ser controlados com rédeas para obedecer. Só Deus sabe o que é melhor para nós e conhece nosso futuro, portanto somente Ele pode conduzir nossos passos com perfeição. O mais importante é ouvir seus conselhos e responder com obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário