quinta-feira, 16 de maio de 2013

Onde Está Deus?


Salmo 42 - Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus? "  Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Direi a Deus, minha Rocha: "Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? " Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus? " Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. 

Quando passamos por momentos difíceis e Deus parece não ouvir nossas orações, podemos ter a impressão de que Ele está ausente ou que nem se importa conosco. Nessas horas tendemos a perguntar: onde está Deus? No salmo que lemos essa pergunta aparece no versículo 3: o salmista encontra-se numa depressão terrível – chega a dizer que suas lagrimas tem sido seu alimento de dia e de noite. Em meio a toda essa angustia, as pessoas de sua convivência ainda a aumentam perguntando-lhe o tempo todo: Onde está o seu Deus? Seja qual for a razão da aflição, haverá aqueles que a aproveitam para alimentar duvidas sobre Deus, dando a entender que Ele não existe ou que é injusto, ou para duvidar do próprio sofredor, afirmando que Ele deveria “ter mais fé”. Pensa-se muitas vezes que a vida cristã deverá ser uma sucessão de êxitos e riqueza, mas não é assim. A vida humana é cheia de desafios e tristezas, quer a pessoa seja cristã, quer não. É até natural então uma pessoa que nunca teve contato com Deus duvidar de sua existência, mas este salmo convida a todos a não ficar nisso. No versículo 5, o autor começa a discutir consigo mesmo e oscila entre um esforço para confiar em Deus e as queixas sobre sua situação, mas entre uma posição e a outra ele termina com uma palavra de esperança e louvor: Deus ainda é o Salvador!
Não sei como está sua vida, mas tenho a certeza de que Deus está do seu lado e que está ouvindo o seu clamor e vê as suas lagrimas. Não tente esconde-las: faça como esse salmista e exponha tudo diante de Deus – e se a resposta não vier, insista. Deus mesmo nos convida a fazer isso (confira na Bíblia em Lucas 18.1-8), e então siga o autor até o fim do salmo. A promessa de Deus continua em pé: você ainda o louvará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário