segunda-feira, 6 de maio de 2013

Preparo

Salmo 19.7-14
A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! 


Para servir a Deus é preciso mais do que um preparo formal. Conhecemos muitas pessoas formadas em cursos de nível superior, mas cheias de orgulho, impiedade e perversidade. Conhecemos também muitas pessoas sem muito preparo formal, mas cheias de qualidades maravilhosas.
O ideal seria associar o preparo formal com um coração sábio e preparado para servir a Deus. A Bíblia diz: “O temor do SENHOR é o principio da sabedoria (Salmo 111.10).
José, um dos patriarcas do povo de Israel, mesmo recebendo revelações de Deus, precisou aguardar treze anos, período em que passou por duras provas antes de tornar-se o segundo homem mais poderoso do Egito, quando pode salvar milhares de pessoas da fome que assolava a terra.
Moisés recebeu o melhor que a cultura egípcia podia proporcionar; mas foi-lhe necessário passar pela escola de Deus no deserto durante quarenta anos, sendo preparado, antes de livrar o povo de Israel da escravidão.
O apóstolo Paulo estudou aos pés do mestre Gamaliel, adquirindo muita instrução; entretanto, depois da sua conversão, isolou-se por algum tempo no deserto da Arábia antes de dar início ao trabalho efetivo de evangelização. Se achamos que vale muito o preparo formal e mental para as atividades profissionais, quanto mais importante será o preparo para o trabalho de Deus. Para isso é necessário tomar tempo na presença de Deus, no estudo da sua Palavra, em oração e muita dedicação, se é que queremos preparar-nos para servir efetivamente a Deus.
Portanto, não gastemos todo o tempo de nossas vidas somente para um preparo formal e intelectual, mas saiamos à luz do dia com um coração preparado, associando a instrução formal com a devoção a Deus. Somente assim podemos realizar obras para Deus com resultados que serão duradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário