sexta-feira, 24 de maio de 2013

No stress


Salmo 62 – A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! Até quando todos vocês atacarão um homem, que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair? Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam. Pausa 
Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa 
Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro. Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração. Uma vez Deus falou duas vezes eu ouvi que o poder pertence a Deus. Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento. 

Numa camiseta que ganhei estava escrito “No stress” (sem estresse) – e saí de férias para curtir a indescritível sensação de não ter com que me preocupar. Mas normalmente não vivemos em férias, mas em situações que desafiam nossa fé e nossa tranqüilidade. Quando Davi escreveu o salmo 62, certamente enfrentava algo assim. Ele era rei, mas seu poder era constantemente posto em xeque pela realidade. Todos nos incomodamos por não podermos controlar tudo. Isso irrita, especialmente quando não podemos fazer nada! E então?
Antes de tudo, silencie! Este salmo tem duas pausas (após vc. 4 e 8) para silenciar e refletir. Pausas para Deus poder falar, ainda que no mais profundo silêncio. Precisamos habitar-nos ao silêncio e, Poe vezes, à ausência de respostas. Precisamos aprofundar nosso relacionamento com Deus por meio do silêncio: tanto do nosso diante dEle, quanto do dEle diante de nós. Falamos demais, ouvimos de menos e é raro silenciarmos. Mas além de silenciar, o salmo nos convida a esperar. E como é difícil esperar no século XXI. Se não temos paciência até o computador ligar ou a internet carregar, como vamos tê-la para esperar Deus agir? Deus não depende da nossa urgência e loucura pela rapidez. Ele tem sua própria agenda e não precisa alterá-la por nossa causa. Mas Ele age – no momento dEle. E no coração de Davi a espera por isso era de quem descansava. Esperar apenas – sem pressa nem angustia! Tal espera desemboca em outra atitude: a confiança! Confiar é fruto do conhecimento que temos de Deus por meio de sua Palavra e de suas ações em nossa vida, pois Ele não muda e é sempre fiel e amoroso. Confiar em Deus é como assentar-se no banco de trás do veículo e deixar que Ele guie, porque quem está ao volante sabe o que faz.
Para que tanto estresse, então? Se Deus está no controle daquilo que eu não comino, sei que tudo caminhará para o bem, segundo o que Ele quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário