segunda-feira, 25 de junho de 2012

A PRIMEIRA EVANGELISTA


Jõao 4.15-26

Foi muita ousadia conversar com a samaritana naquele poço em Sicar. Ainda mais que a vida daquela mulher não era considerada muito decente aos olhos da sociedade. Ela havia casado quatro vezes e vivia com um homem que nem era seu esposo. Mas Jesus não se importou com isso. Era sua forma preferida de agir.
A samaritana surpreendeu-se com o conhecimento que Jesus tinha de sua vida. Passou, então, a acreditar que estava diante de um profeta. O Mestre continuou a conversa com ela sobre salvação e, também, sobre o Messias que haveria de vir, como se quisesse mostrar-lhe um caminho. Introduzia a interlocutora na novidade de vida que Ele próprio oferecia.
Por fim, Jesus apresentou-se como Salvador, diferente daquele esperado por judeus e samaritanos. Ele não receava apresentar-se como o Salvador a uma mulher malvista por sua conduta moral. Com os próprios judeus Ele evitava isso, pois estes não aceitavam Jesus como o Messias esperado. Aparentemente, o povo da Samaria não tinha o conceito de um messias monarca. Esperava, antes, um legislador e profeta.
Depois desse encontro, a mulher não se conteve. Falou a seus vizinhos sobre a experiência com o homem chamado Jesus, tornando-se, assim, a primeira evangelista na Samaria. Isso também é retratado pelo credo da norte-americana Rachel Wahlberg: “Creio em Jesus, que conversou sobre teologia com uma mulher junto ao poço e lhe confiou, em primeiro lugar, que ele era o Messias, que a impeliu a ir e anunciar à cidade a sua grande novidade”.

SENHOR, INTERCEDEMOS PELO FIM DAS BARREIRAS NAS COMUNIDADES CRISTÃS E NA SOCIEDADE EM GERAL. ROGAMOS PELO PROGRESSO DA EVANGELIZAÇÃO QUE TESTEMUNHA O AMOR DE dEUS A TODAS AS CRIATURAS, ASSIM COMO PELA PROTEÇÃO A TODOS OS QUE TESTEMUNHAM ESSE AMOR. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário