quarta-feira, 20 de junho de 2012

DO LIMÃO, A LIMONADA


Rute 2.1-23

Em muitos lugares é muito comum as pessoas dizerem, depois de um problema resolvido: fizeste do limão uma limonada!
Noemi e sua nora Rute não tinham apenas um problema, mas um quadro dramático pela miséria que as fez reféns. Viúvas, empobrecidas e sem esperança, retornam a Belém de Judá, de onde eram naturais. Voltaram porque ouviram dizer que o tempo de penúria havia passado e que um período da fatura se avizinhava com o início da colheita da cevada.
Visando a superar o quadro adverso ao qual estavam expostas, Rute é determinada. Em vez de lamentar-se pela miséria na qual se encontravam, culpando terceiros pela má sorte, dispôs-se a ir em frente para vencer os obstáculos. E, assim, dirigiu-se ao campo onde estava sendo colhida a cevada. Foi em busca das sobras que serviam de alimento para ela e Noemi. Determinada e esforçada, acabou recebendo muito mais do que, inicialmente, planejara. Fez, pois, do limão uma limonada.
Rute é um belo exemplo de uma mulher sofredora. Como viúva, estava praticamente abandonada à própria sorte. Mas, em nenhum momento ela se acomodou. Ao invés disso, ergueu a cabeça, lutou corajosamente e superou as adversidades que sobrevieram à sua vida e à de Noemi. Ela é, também, um exemplo para os nossos dias. Ao enfrentarmos situações adversas, pesadas e conflituosas, olhemos para Rute e para o seu jeito de encaminhar a solução dos problemas. Inspiremo-nos nessa mulher maravilhosa que, movida pela fé, deixa-nos esse bonito testemunho de vida.

SENHOR, muitas vezes, estou desanimado(a), desiludido(a) e sem forças para enfrentar as diferentes faces do sofrimento. assim como deste força e coragem para rute, ajuda-me com a presença do teu santo espírito, para que o mesmo possa acontecer comigo. amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário