segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O SENHOR JUSTIÇA NOSSA


Jeremias 23.1-6

O texto bíblico indicado acima revela o contraste entre a justiça de Deus e a prática humana. Para o Senhor, a injustiça é inaceitável. O profeta Jeremias aponta para o agir de Deus em meio às situações de injustiça nas quais seu povo está envolvido.
Em primeiro lugar, Ele responsabiliza os lideres políticos e religiosos, que organizam e conduzem a sociedade, e promete castigar os causadores destas situações. A Palavra de Deus exorta à responsabilidade aqueles que permitem a exploração do homem pelo homem, abrindo espaço para a corrupção e a imoralidade.
Em segundo lugar, o Senhor promete criar uma nova comunhão, levantado lideres justos que anunciam justiça e paz. Um povo que possui bons e justos líderes vive tempos de crescimento e de progresso. Os líderes que promovem a paz e não a guerra envolvem-se em algo grandioso em que não há espaço para o temor e o espanto. As crises que evidenciam a instabilidade social provocada pelos maus líderes são substituídas por uma vida tranqüila, onde Deus é Senhor. Ele mesmo vai a busca do disperso e traz seu povo de volta à paz e à prática da justiça. Surge uma nova liderança, sob a orientação de Deus. Por fim, o Senhor promete a presença da justiça do seu Reino na terra, a partir daquele que há de vir. A vinda do renovo prometido significa o estabelecimento da justiça real. É a justiça do Reino de Deus através de Jesus Cristo que determina um novo jeito de viver, como irmãs e irmãos. Pela fé, é possível exercitar uma nova sociedade, justa e pacifica.

Ó SENHOR DEUS, ENSINA-ME A ENTENDER AS TUAS LEIS E EU SEMPRE AS SEGUIREI. DÁ-ME ENTENDIMENTO PARA QUE EU POSSA GUARDAR A TUA LEI E CUMPRI-LA DE TODO O CORAÇÃO”.  AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário