quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DA INCREDULIDADE À FÉ


João 9.13-23

Deus deu o sábado aos hebreus para que, nesse dia, eles pudessem descansar e adorar ao Senhor. Porém, pela cegueira espiritual dos fariseus, o mandamento que tinha o objetivo de proporcionar bem-estar ao povo do Senhor, tornou-se um pesado fardo. Tudo passou a ser proibido. Alguns especializaram-se em proibições e regras a serem observadas, sob pena de graves castigos, inclusive a morte. O historiador Josefo informa que o império Romano não recrutava judeus para o exército por causa da lei do sábado, pois temia ficar sem soldados na batalha, caso esta acontecesse neste dia da semana.
Para escândalo dos fariseus, Jesus curou um cego num sábado. Acusam o Mestre: “Quem fez isso não é de Deus porque não respeita a lei do sábado!” (v.16). Jesus reage, mostrando que a vida é mais importante do que a observância de uma regra. O sábado foi dado por causa do homem e não vice-versa.
O cego que fora curado não sabia como explicar este grande milagre. Sabia, apenas, que o responsável pelo fato não era um farsante, pois reconhecera que Jesus era alguém enviado por Deus: “Penso que profeta!” (v.17), confessou.
O maior dos milagres ocorrera na presença de todos, e muitos não quiseram ver. O homem, agora, estava com os seus olhos abertos, podia contemplar o seu Salvador; passara da incredulidade à fé em Cristo. A partir daquele instante, movido pela fé, podia dar testemunho da salvação.
Esse é o caminho: quem tem os olhos abertos por Cristo, não pode calar, torna-se testemunha do amor de Deus.

SENHOR DEUS, COMO É GRANDE O TEU AMOR POR NÓS, APESAR DE, MUITAS VEZES, NÃO NOS DARMOS CONTA DISSO! PERDOA NOSSA INGRATIDÃO. PEDIMOS CORAGEM E FORÇAS AO MUNDO AS TUAS MARAVILHOSAS OBRAS. POR CRISTO.  AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário