segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ALIANÇA QUE AGRACIA E COMPROMETE


Êxodo 24.3-11

O texto bíblico acima fala da aliança de Deus com o seu povo.
Deus agraciou Israel, libertando-o da escravidão do Egito e sustentando-o durante a sua caminhada pelo deserto. Deu-lhe mandamentos para evitar que caísse em injustiça, ódio, violência, guerra, escravidão e morte. Agraciou-o com tudo o que era necessário para viver feliz. De graça, ofereceu-lhe o seu amor.
O povo reagiu a esta dádiva, comprometendo-se: “Nós faremos tudo o que o Senhor ordenou” (vv. 3,7). Segundo a tradição, tais alianças eram seladas por meio do sangue de animais.
Do mesmo modo que o Senhor fez uma aliança com o povo de Israel, Ele firmou uma aliança com você, criando-o como ser único e incomparável, integrando-o na grande família, no novo povo de Deus. Há, porém, uma diferença: a aliança feita com você não foi selada com sangue de animais, mas com o sangue de Jesus Cristo, do próprio Deus. Entre o antigo povo de Deus, ela era celebrada por meio do sacrifício da carne de animais; entre o novo povo de Deus, ela é celebrada por meio do pão e do vinho, o corpo e o sangue de Cristo. O próprio Senhor é hospedeiro, hóspede e dádiva, ao mesmo tempo. Somos incorporados ao corpo de Cristo. Eis o mistério eucarístico que antecipa a comunhão eterna.
A celebração da Ceia do Senhor irmana-nos com Cristo, une-nos uns aos outros como irmãos e nos compromete com a fé que atua pelo amor, que não acumula para si, mas que doa, reparte, serve para a felicidade do outro; amor que perdoa e, se necessário, suporta as fraquezas do outro.

obrigado, bondoso DEUS, por tua aliança de amor perfeito. tu a manténs, mesmo que nos esqueçamos dela. cativa-nos, a fim de que vivenciamos a fé que atua pelo amor, para a tua honra e glória, para a bênção de muitoas e para a nossa própria alegria.  AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário