sexta-feira, 20 de julho de 2012

Não se esqueça da repreensão e do perdão


Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Pelo contrário, vocês deviam ficar muito tristes e expulsar do meio de vocês quem está fazendo uma coisa dessas. 1 Coríntios 5.2, NTLH

Você tem duas responsabilidades muito sérias das quais precisa dar conta. São obrigações gêmeas, pois uma depende da outra. Você precisa repreender o erro, o pecado e o mal. E se o culpado dessas coisas se arrepender, você precisa perdoar. Você não pode se omitir nem na primeira obrigação nem na segunda. Você deve repreender tantas vezes forem necessárias e perdoar tantas vezes a pessoa tomar conhecimento do erro e pedir perdão. Se ela cometer algum mal sete vezes num dia, chame sua atenção; se, cada vez depois de pecar, ela vier e disser “me arrependo”, então perdoe (Lc 17.4).
Há pessoas que não condenam o erro. Elas se tornam cúmplices por omissão. Há pessoas que não perdoam o erro admitido. Elas se tornam imperdoáveis por omissão (Mt 6.14-15). No âmbito eclesiástico, é possível que você deixe intocável certo irmão na fé que está vivendo com a madrasta (1Co 5.1-5). É possível também que você deixe esse mesmo irmão fora de seu círculo, depois de corrigido e perdoado (2Co 2.5-11).
Nunca se esqueça desta fórmula: “Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe” (Lc 17.3, NTLH).



Retirado de Refeições Diárias com Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário